Dois conceitos são sempre muito presentes quando se fala da construção social da Sociologia: relações sociais e interações sociais. Mas, o que estes termos têm em comum e o que os diferenciam? Para explicitar tais indagações vamos exemplificar como estes dois conceitos se aplicam em nosso cotidiano.

As relações sociais são todas as relações culturais que podem criar qualquer tipo de perspectiva (boa ou ruim) sobre algo, com o objetivo de interligar ou inter-relacionar as pessoas em uma sociedade.

A paixão, por exemplo, é uma relação social, visto que ela pode variar em intensidade de pessoa para pessoa. E, exatamente por isso, não nos apaixonamos por uma pessoa mesma forma que outra, nem nos apaixonamos sempre da mesma forma por outras pessoas.

Um outro tipo de relação social é a amizade. Ela se baseia na confiança, em primeiro lugar, pois quando possuímos algum amigo (a), esta pessoa passa a fazer parte da nossa individualidade. E neste contexto os envolvidos na relação sempre espera algo em troca, mesmo que diga o contrário.

Já para que haja uma interação social é necessário que aconteça uma modificação de comportamento nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contato físico não é suficiente para que haja uma interação social.

As interações sociais fazem com que os indivíduos se socializem e, portanto, a interação constitui condição indispensável à sociabilidade humana. A interação social pode ocorrer entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo ou entre um grupo e outro. Assim, a forma mais típica de interação social é aquela em que há influência recíproca entre os participantes.

Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours