Os números consolidados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dão conta de o Exame deste ano tem 6,7 milhões de inscrições confirmadas. No total, foram registrados 7.603.291 inscritos, dos quais 6.731.186 (88,5%) estão confirmados.

De acordo com o Inep, foram feitas 694 solicitações de uso do nome social, o maior número em proporção desde 2015, quando o recurso começou a ser oferecido. Destas, 303 foram deferidas.

Do total de inscrições confirmadas, 1.486.449 (22,1%) foram de concluintes do ensino médio que tiveram direito automático à gratuidade na taxa. Também foi concedida isenção a 2.322.026 (34,5%) candidatos que tiveram a carência deferida por lei e a 923.112 (13,7%) por decreto. Outros 2 milhões de participantes pagaram a Guia de Recolhimento da União (GRU).

Também foram divulgadas pelo Inep as datas do Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) de 2017 e as mudanças e prazos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Com as melhorias do Enem anunciadas após consulta pública, no início deste ano, a função da certificação do ensino médio voltou para o Encceja e a responsabilidade pelo boletim da escola passa a ser do Saeb.

Encceja 2017

O Encceja este ano será realizado no Brasil e no exterior. As provas no Brasil devem ser realizadas no dia 8 de outubro. Já no exterior as provas serão em 10 de setembro e de 11 a 22 de setembro em unidades prisionais. Podem se inscrever pessoas com, no mínimo, 15 anos de idade completos na data da realização das provas que desejam a certificação do ensino fundamental. Aqueles que queiram pleitear a certificação do ensino médio terão que ter, no mínimo, 18 anos completos no dia do exame.

ENEM 2017

O Enem será feito, pela primeira vez, em dois finais de semana, nos dias 5 e 12 de novembro. O resultado pode ser usado para concorrer a vagas em instituições públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Mais informações sobre o exame estão disponíveis no portal do Inep.
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours