Como sabemos, a História da Filosofia começou na Grécia Antiga. Os gregos eram bons em quase tudo e tinham um profundo interesse pelas ciências. Desse modo, o que os tornou “filósofos” foi o fato de tentarem explicar o mundo cientificamente. Esse conjunto de indagações recebeu o nome de cosmologia (estudo sobre a natureza, estrutura e transformações no Universo)

Vamos conhecer alguns dos principais filósofos gregos e suas ideias:

1 – Tales de Mileto: (624-546 a.C.)
Tales era astrônomo e foi a primeira pessoa a receber o título de “sábio”. Considerando que a água poderia ser sólida, liquida ou gasosa, queria com isso explicar como a realidade mudava. Ele acreditava que a água era o ingrediente básico do universo. Tales olhou em sua volta e reconheceu que em tudo havia a mesma força vital: água.

2 – Anaxímenes: (585-528 a.C.)
Anaxímenes acreditava que o componente básico que mantinha todas as coisas juntas era o ar e que todas as coisas eram ar: denso ou rarefeito. Para ele, conforme o ar se adensava, se transformava em vento, depois em nuvem, depois em água, depois em lama e pedras. Anaxímenes dizia que o ar era a fonte de toda vida, porque todos os seres têm que respirá-lo para viver.

3 – Heráclito: (536-470 a.C.)
Heráclito percebeu que nada no mundo permanecia igual de um minuto pra outro. E procurando uma substância básica pra explicar essa mudança, decidiu que deveria ser o fogo. Para ele, o fogo tem uma aparência estável, embora modifique tudo o que toca. Segundo Heráclito, o mundo vivia em constante estado de criação e destruição.

4 – Empédocles: (490-430 a.C.)
Para Empédocles, a realidade se resumia nas partes mais simples dos quatro elementos (fogo, ar, terra e água). Para ele, toda mudança poderia ser explicada pela união e separação desses elementos. Empédocles achava que duas forças básicas da natureza causavam tudo isso: amor e disputa. Segundo ele, o amor reúne as coisas e a disputa as separa. Essa idéia explicaria como as coisas podem mudar e como o mundo permanece o mesmo.

5 – Anaximandro: (610-546 a.C.)
Anaximandro também acreditava que havia um componente básico que mantinha o universo unido, mas não concordava que algo tão comum como um dos elementos naturais. Ele chamou essa substância de “infinito”, ou seja, algo além do universo físico e a fonte de tudo.

Como podemos perceber, a ideia que compartilhavam os primeiros filósofos gregos era o desejo de descobrir o que a realidade era realmente. Eles ousaram procurar uma explicação além da religião. Esses primeiros filósofos usaram o poder do pensamento para tentar descobrir a verdade por trás da realidade. E essa busca pela verdade foi o início da Filosofia Ocidental.
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours