O alemão Max Weber (18641920) tem como preocupação central compreender o indivíduo e suas ações. Por que essas pessoas tomam determinadas decisões? Quais são as razões para seus atos? Segundo esse autor, a sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas, e sim o conjunto de ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente. Assim, Weber, partindo do indivíduo e de suas motivações, pretende compreender a sociedade como um todo.

Partindo do indivíduo e suas ações, Weber pretende compreender a sociedade como um todo. O conceito básico de Weber é o de ação social, entendida por ele como o ato de se comunicar, de se relacionar, tendo alguma orientação quanto às ações dos outros.

Weber agrupou as ações individuais em quatro grandes tipos:
- Ação tradicional: tem por base um costume, a tradição familiar ou um hábito.
- Ação afetiva: tem por fundamento os sentimentos de qualquer ordem. É a ação vinculada aos estados emocionais na busca de satisfação dos desejos.
- Ação racional com relação a valores: fundamenta-se em convicções pessoais, sem levar em conta as consequências previsíveis.
- Ação racional com relação a fins: fundamenta-se na relação entre os meios e os fins. É a ação em que o indivíduo programa, pesa e mede as consequências em relação ao que pretende obter\alcançar.

Para Weber, esses tipos de Ação Social não existem em estado puro, pois os indivíduos, quando agem no cotidiano, mesclam alguns ou vários tipos de ação social. São os “tipos ideais”, construções teóricas utilizadas pelo sociólogo para analisar a realidade.

Como se pode perceber, para Weber as normas, os costumes e as regras sociais não são algo externo ao indivíduo, mas estão internacionalizadas, e, como base no que traz dentro de si, o indivíduo escolhe condutas e comportamentos, dependendo das situações que se lhe apresentam. Assim, as relações sociais consistem na probabilidade que se aja socialmente com determinado sentido, sempre numa perspectiva de reciprocidade por parte dos outros.
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours