Os filósofos, ao longo da História da Filosofia, seguem uma ordem  cronológica,  desde  o começo da Filosofia, na Grécia Antiga, até nossos dias.
        
Por isso, vamos apresentá-los no contexto de suas ideias. Muitos filósofos compartilham ideias semelhantes, geralmente porque foram influenciados pelos pensamentos dos que vieram antes deles. Então, é possível agrupar filósofos em diferentes Escolas de Pensamento. Vamos conhecer algumas das mais importantes delas:

1 - Os pré-socráticos:
Os pré-socráticos foram os primeiros filósofos do Ocidente. São considerados como a escola que deu início à filosofia ocidental, que tem cerca de 2.500 anos de história. Os primeiros gregos acreditavam em uma família de deuses, que viviam em palácios no alto do Monte Olimpo, a montanha mais alta da Grécia. Tales, Anaximandro, Pitágoras, Heráclito, Parmênides e Empédocles foram pensadores pré-socráticos. Uma ideia que compartilhavam era o desejo de descobrir o que a realidade é realmente. Esses primeiros filósofos usavam o poder do pensamento para tentar descobrir a verdade por trás da realidade.

2 – Os idealistas:
Idealistas são os filósofos que acreditam que o mundo externo e material é produzido pela mente ou pelas ideias de que não podem existir separadamente. Para eles, a realidade começa dentro da mente e não fora dela. Platão, Hegel, Hipácia e Berkerley são alguns dos filósofos idealistas.

3 – Os materialistas:
Materialistas são os filósofos que têm uma visão completamente oposta à dos idealistas sobre a natureza da realidade. Eles acreditam que tudo que existe é matéria ou depende da matéria para existir. Para eles, o mundo real está fora de nós, não em nossa mente. São filósofos materialistas: Aristóteles e Karl Marx.

4 – Os escolásticos:
Os escolásticos eram pensadores cristãos que tentaram entender e explicar as doutrinas cristãs à luz da antiga filosofia grega. Os pensadores cristãos que viveram nos primeiros séculos após o nascimento de Cristo eram conhecidos como “Pais da Igreja”. A escolástica dominou a filosofia ocidental por centenas de anos. São filósofos escolásticos: Santo Agostinho, Santo Anselmo e São Tomás de Aquino.

5 – Os racionalistas:
Os racionalistas consideram que as verdades sobre a realidade só podem ser reveladas através da razão e não pelo que os sentidos nos apresentam sobre o mundo. São filósofos racionalistas: Parmênides, René Descartes, Baruch Spinoza e Gottfriend Leibniz.

6 – Os empíricos:
Empirismo é o oposto do racionalismo. Os empíricos acreditam que o verdadeiro conhecimento do mundo é obtido através dos sentidos, e não através da razão. Esses filósofos argumentam que temos ideias apenas porque temos percepção. E por isso todo conhecimento é baseado na experiência. São filósofos empiristas: John Locke, David Hume, Immanuel Kant e Karl Popper.

7 – Os fenomenologistas:
A fenomenologia estuda como as coisas são apresentadas ou representadas. Os fenomenologistas tentam ir além da aparência, ou superfície sensível, para revelar a natureza da consciência em si. São filósofos fenomenologistas: Edmund Husserl, Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty.

8 – Os existencialistas:
Os existencialistas acreditam que não há ordem no universo e não há objetivos certos ou errados. Para eles, os indivíduos são livres para criar sua própria vida de acordo com as escolhas que fizeram, e devem ser responsáveis por suas ações. São filósofos existencialistas: Soren kierkegaard e Jean-Paul Sartre.
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours