Os movimentos sociais são ações coletivas com o objetivo de manter ou mudar uma situação. E em geral, envolvem um confronto e está relacionado com a oposição ou a parceria do Estado. A compreensão dos movimentos sociais e da sua importância na construção da cidadania e da justiça nos permite identificar os obstáculos a serem vencidos no processo de construção da democracia.

E a forma que a Sociologia encontrou para compreender os movimentos sociais foi a de identificar as consequências que suas demandas trariam para toda a sociedade, caso sejam atendidas.

Os movimentos sociais lutam por causas que vão além dos interesses particulares e seus objetivos, quando alcançados, transforma a vida de muitas pessoas, além das que se envolvem diretamente nas ações. Essa característica comum aos movimentos sociais permite verificar se as demandas dos grupos organizados buscam superar uma ordem social estabelecida, propor mais rigidez do sistema político ou servir de apoio à busca da ampliação e manutenção dos direitos de grupos específicos.

Conheçam alguns movimentos sociais brasileiros:

1. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento de ativismo político e social brasileiro. De inspiração marxista, teve origem na oposição ao modelo de reforma agrária imposto pelo regime militar, principalmente nos anos de 1970, que priorizava a Colonização de terras devolutas em regiões remotas, com objetivo de exportação de excedentes populacionais e integração estratégica. Contrariamente a este modelo, o MST busca fundamentalmente a redistribuição das terras improdutivas.

2. Os Movimentos Negros são uma série de movimentos realizados por pessoas que lutam contra os preconceitos e a escravidão. Eles têm o objetivo de resgatar a memória de um povo que batalhou por sua liberdade. Por séculos da história do mundo, os negros não experimentaram seus direitos. A mobilização do povo negro se deu logo após a abolição da escravatura, em 1888.

3. O Movimento Feminista traz em sua trajetória grandes conquistas que muitas vezes passam despercebidas aos nossos olhos. Porém, a caminhada ainda é grande quando se pensa em respeito aos direitos da mulher e igualdade entre os gêneros. Algumas bandeiras em particular do movimento merecem grande atenção, como a violência contra a mulher, a diferença salarial entre gêneros, pouca inserção feminina no meio político, casos de assédio e preconceito contra a mulher, necessidade de exames preventivos e maior informação, acesso a métodos contraceptivos gratuitos e amamentação em lugares públicos. O movimento feminista luta também pela descriminalização do aborto, entendendo que muitas mulheres perdem a vida, submetendo-se a procedimentos clandestinos executados por pessoas que poucas vezes possuem formação profissional adequada para realizá-los.

4. Os Movimentos Civis LGBT são os movimentos sociais que defendem a aceitação das pessoas LGBT na sociedade. Embora não haja uma organização central abrangente que represente todas as pessoas LGBT e os seus interesses, as organizações de direitos LGBT são numerosas e estão espalhadas por vários países do mundo. Um objetivo comum desses movimentos é a igualdade social para as pessoas LGBT. Alguns também focam na construção de comunidades LGBT ou trabalham em direção à libertação para a sociedade em geral a partir de bifobia, homofobia, lesbofobia e transfobia. Os movimentos LGBT organizados são compostos por uma ampla gama de ativismo político e atividade cultural, incluindo marchas de rua, grupos sociais, mídia, arte e pesquisa acadêmica.

5. O Movimento Estudantil é um movimento da área da educação, no qual os sujeitos são os próprios estudantes. Estudante é diferente de aluno; aluno é aquele que tem acesso ao ensino (matriculado em alguma instituição de ensino). Estudante é aquele que interage com a instituição educativa de forma mais intensa - Grupos de Estudo, grupos culturais, pesquisa, programas de extensão, PET, Atléticas... O Estudante tem o vínculo com a instituição de ensino como elemento central de sua identidade, como elemento organizador de sua vida em sociedade - ele se define como estudante, e não só como alguém que estuda. A forma de interação é a mais variada possível, o movimento estudantil é uma delas.

6. O Movimento Ambientalista consiste em um heterogêneo feixe de correntes de pensamento e movimentos sociais que têm na defesa do meio ambiente sua principal preocupação, reivindicando medidas de proteção ambiental e sobretudo uma ampla mudança nos hábitos e valores da sociedade de modo a estabelecer um paradigma de vida sustentável. Rapidamente o movimento ganhou grande espaço nas mídias e desde então vem obtendo resultados importantes, atraindo uma enorme quantidade de outros campos do saber para o debate e a pesquisa ambiental, considerando todas as esferas da sociedade diretamente implicadas e corresponsáveis tanto pelos problemas como pelas soluções que devem ser encontradas, e ambicionando o desenvolvimento de uma visão integrada e de um manejo racional, respeitoso e responsável da vida sobre a Terra.

Consultas complementares: https://pt.wikipedia.org
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours