O formato da Redação do Enem é de uma dissertação-argumentativa: um texto que possibilita que o candidato desenvolva uma tese, com argumentos e contra-argumentos ao longo do texto.

Os temas da Redação do Enem normalmente são de ordem social, cultural, política ou científica. Em 2013 o tema foi sobre o consumo de álcool e a direção de veículos. Em 2014 o tema discutia propostas de controle sobre propaganda publicitária direcionada ao público infantil. Em 2015 o tema foi a persistência da violência contra a mulher. Em 2016 o tema foi a intolerância religiosa.

Numa redação Enem você deve tentar convencer o leitor sobre o seu ponto de vista com argumentos consistentes, e uma proposta de intervenção que contemple uma perspectiva de direitos humanos. O formato é importante, mas conhecer o tema é fundamental, por isso, é preciso que você esteja atualizado sobre assuntos que estão em alta nas revistas, jornais e outros veículos de comunicação.

Como desenvolver as partes do texto da redação no ENEM:

1 – Introdução:
Aqui, você apresenta o tema e o enfoque que dará a ele. Seja sucinto, exponha a sua tese e mostre ao leitor a sua linha de raciocínio. Na dissertação, os seus argumentos devem ser usados para convencer. É na largada do texto dissertativo argumentativo que você ‘sinaliza’ o caminho, e já mostra que sabe como fazer a Redação do Enem.

2 – Desenvolvimento:
Apresente ideias que justifiquem a sua tese de forma consistente e também os seus argumentos. Coloque da forma mais clara possível os pontos abordados para o leitor entender o seu ponto de vista. Use um parágrafo para cada argumento e analise todos os aspectos possíveis. Uma dica importante é pensar em uma frase principal para cada parágrafo, e a partir disso desenvolver um argumento completo em cada frase. É no desenvolvimento que você constrói os argumentos e faz a defesa de um ponto de vista.

3 – Conclusão:
Para terminar a Redação do Enem, retome as ideias expostas na introdução junto com os principais argumentos que justifiquem a tese e encerre o texto. Aqui, você deve propor uma solução ao problema, uma intervenção, e que contemple a perspectiva dos Direitos Humanos. Dê a solução a partir dos pontos levantados por você na sua redação.

Siga algumas dicas sobre como se dá bem na redação do Enem:

1. Use uma linguagem mais simples, mas sem apelar para o coloquialismo exagerado;
2. Não repita palavras desnecessariamente, pois o texto fica pobre e cansativo. Busque sinônimos, especialmente quando você está treinando em casa e tem tempo para fazer isso. O seu vocabulário vai aumentar e vai ficar mais fácil pensar em palavras alternativas durante a prova.
3. Seja objetivo. Tente não repetir argumentos, dizendo a mesma coisa várias vezes. Preze pela qualidade do seu texto.
4. O seu texto deve ter ao menos três parágrafos, um para a introdução, um para o desenvolvimento e um para a conclusão. O ideal é que o seu desenvolvimento tenha ao menos três parágrafos, dessa forma, você pode expor três argumentos diferentes para embasar a sua tese.
5. Aponte soluções coerentes para o problema levantado, sem fazer críticas que não tenham fundamento.
6. Por fim, releia o texto para corrigir pequenos erros e organizar a redação da melhor forma possível. Pense no seu interlocutor e se pergunte: “o meu ponto de vista ficou claro para o leitor?”.

Então comece a treinar e a se informar sobre os principais temas da atualidade e boa sorte!
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours