Vários autores procuram demonstrar que os conceitos de cultura e ideologia não podem ser utilizados separadamente. O pensador italiano Antônio Gramsci analisou a questão com base no conceito de hegemonia e no que ele chama de aparelhos de “persuasão”.

Os aparelhos de persuasão são práticas intelectuais e organizações no interior do Estado ou fora dele (livros, jornais, escolas, música, teatro, televisão, etc.) utilizadas para disseminar o projeto da classe dominante. Cada relação de hegemonia é sempre pedagógica, pois envolve uma prática de convencimento, de ensino e de aprendizagem.

Para Gramsci, uma classe se torna hegemônica quando, além do poder “coercitivo” (ordem)  e policial, utiliza a persuasão, o consenso, que é desenvolvido por um sistema de ideias elaborado por intelectuais a serviço do poder, para convencer a maioria das pessoas. Por esse processo cria-se uma “cultura dominante efetiva”, cujo objetivo é demonstrar que a visão de mundo de quem domina é a única possível.

De acordo com Gramsci, é possível haver um processo de contra hegemonia, desenvolvido por intelectuais vinculados à classe trabalhadora. Contrapondo-se aos ideais burgueses transmitidos pela escola e pelos meios de comunicação, esses intelectuais defendem outra forma de “pensar, agir e sentir” na sociedade em que vivem.

O sociólogo francês Pierre Bourdieu, formulou o conceito de violência simbólica para designar formas culturais que impõem como normal um conjunto de regras não escritas nem ditas. A dominação masculina é um exemplo: as mulheres, consideradas em nossa sociedade “naturalmente” mais fracas e sensíveis, devem se submeter aos homens. A sociedade aceita essa ideia como se fosse verdadeira.

Para Bourdieu, é pela cultura que os dominantes garantem o controle ideológico, mantendo o distanciamento entre as classes sociais. Assim, práticas culturais distinguem quem é de uma classe ou de outra. Os “cultos” têm conhecimentos científicos, artísticos e literários que os opõem aos “incultos”. Isso é resultado de uma imposição cultural (violência simbólica) que define o que é ter “cultura”. A violência simbólica ocorre de modo claro no processo educacional. Na escola, deve-se obedecer a um conjunto de regras e aprender saberes predeterminado. Essas regras e saberes não são questionados e normalmente não se pergunta quem os definiu.

Theodor Adorno e Max Horkheimer procuraram analisar a relação entre cultura e ideologia com base no conceito de indústria cultural, cujo objetivo é a produção em massa de bens culturais para ser consumidos como qualquer mercadoria. As empresas envolvidas na indústria cultural têm a lucratividade e a adesão incondicional ao sistema dominante como fundamentos, e colocam a felicidade nas mãos dos consumidores mediante a compra de alguma mercadoria cultural.

Ao consumir produtos culturais, nos sentimos integrados a uma sociedade imaginária, sem conflitos e sem desigualdades. A indústria cultural promove uma fuga do cotidiano: o indivíduo se aliena para poder continuar aceitando a exploração do sistema capitalista.
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours