As emoções são o maior desafio educacional deste século. A Educação Emocional e Social é um processo educativo, regular e permanente, que busca desenvolver consciência, autonomia e regulação emocional.

Educar para as emoções significa educar para a paz, ou seja, reconhecer a importância das emoções na vida de todas as pessoas e tratar o tema de forma estruturada e sistemática, de modo que a convivência possa ser melhorada. O centro da vida é a convivência. Só vive bem quem sabe conviver bem. A Educação Emocional é o caminho para a construção da paz na sociedade.

Com a Educação Emocional e Social evitam-se situações de estresse, consumo de álcool e drogas, depressão e violência por meio do desenvolvimento da concentração, da tolerância, da autoestima, do aprendizado de competências emocionais e habilidades para solução de conflitos. Tudo isso gera melhoria da relação com o outro e, consequentemente, uma sociedade mais pacífica.

A Inteligência Relacional é uma organização cujo foco principal está voltado à Educação, particularmente, à Educação Emocional e Social no contexto da redução da violência e melhoria da aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Fundada em 1992, é pioneira no Brasil em pesquisa, criação de material pedagógico, formação de educadores e desenvolvimento comunitário.

A Inteligência Relacional desenvolveu a metodologia “Liga pela Paz” que tem como objetivo desenvolver os valores morais e éticos dentro do espaço escolar e na família, baseado na cultura de paz e norteado pelos princípios do respeito, cooperação, amizade, tolerância, responsabilidade. A formação da classe estudantil nesse projeto visa à contribuição para um mundo no qual a paz predomine acima de qualquer desigualdade, para que assim as pessoas possam conviver respeitando um ao outro sem distinção de cor, raça, religião ou qualquer diferença.

O objetivo da metodologia Liga pela Paz, que vem sendo implantada nas escolas, é o de criar uma cultura de paz e não-violência na sala de aula, melhorar a aprendizagem, incluir socialmente as crianças e elevar a autoestima de toda a comunidade escolar por meio da boa convivência dos alunos.

“A Liga Pela Paz viabiliza para alunos e professores do ensino fundamental uma ação concreta para o desenvolvimento da inteligência emocional, reconhecidamente essencial para a felicidade e sucesso sócio profissional das pessoas”, comenta o professor João Roberto Araújo, referência no Brasil em pesquisa, estudo e criação de material pedagógico sobre Educação Emocional e Social e Cultura de Paz.


Espalhe:

Post A Comment:

1 comments so far,Add yours