Não podemos compreender a construção social da Sociologia, sem analisar a importância que têm as instituições sociais para a vida em sociedade. Estas são estruturas sociais organizadas baseadas em regras e procedimentos padronizados, socialmente reconhecidos, aceitos e seguidos pela sociedade em geral. Entre elas estão: a Família, a Igreja, a Escola, a Empresa, etc.
        
Ao observarmos qualquer uma dessas instituições sociais, verificamos que elas subsistem graças a existência de regras e procedimentos padronizados. E estas regras e estes procedimentos padronizados dentro das instituições sociais objetivam fundamentalmente manter a articulação interna do grupo e satisfazer certas necessidades da sociedade da qual esses grupos sociais fazem parte.
        
Assim, as instituições são formadas para atender a necessidades sociais de uma sociedade. Elas são o modo de pensar, sentir e agir que cada pessoa, ao nascer, já encontra pré-estabelecidas e cuja mudança é lenta e difícil.

Mas, vale aqui indagarmos: qual a diferença entre grupos sociais e instituições sociais?

Apesar de dependerem uma da outra, grupo e instituição são duas realidades distintas. Os grupos sociais são reuniões de indivíduos com objetivos comuns, envolvidas num processo de interação contínuo. Já as instituições sociais, como vimos anteriormente, se referem a regras e procedimentos que se aplicam a diversos grupos. Podemos citar como exemplo as regras e as normas de conduta de uma família, que, na maioria dos casos, são semelhantes.

No entanto, vale salientar que há entre as instituições um mecanismo de interdependência, ou seja, uma instituição não existe isolada das outras. Entre elas há uma relação tão complexa de tal forma que qualquer alteração em uma determinada instituição pode acarretar mudança nas outras.
        
Podemos citar como exemplo as mudanças na configuração familiar no século XXI (não centrada em Pai + Mãe + filho). Essa alteração institucional familiar tem acarretado em reorganizações dos sistemas de outras instituições como a escola, a Igreja, a justiça, etc. A maioria das escolas hoje já não mais celebram as famosas datas comemorativas  (Dia dos Pais, das Mães) mas sim, o Dia da Família, uma forma de se adequarem a essa nova realidade sociofamiliar dos seus educandos. 
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours