O Ministério da Educação já anunciou as inscrições para o ENEM 2017 entre os dias 08 e 19 de maio. Nesta edição a taxa de inscrição custará 82 reais e as provas acontecerão pela primeira vez em dois domingos consecutivos: 05 e 12 de novembro. A redação constará nas provas do 1º domingo.

Uma das novidades são as provas e gabarito identificados, ou seja, os candidatos receberão cadernos de prova e gabaritos com o seu nome já impresso. No 1º dia serão realizadas as provas de Redação, Linguagens e Humanas e no 2º dia será a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Travestis ou transexuais poderão usar o nome social para realizar as provas, e os treineiros estão mesmo garantidos no Exame. Os resultados seguem valendo para o Sisu, Fies e Prouni, com validade também para seleção de candidatos a postos de trabalho.

Veja as novas regras do MEC no Enem 2017:

1. Certificado do Ensino Médio agora é pelo Enceja –  Quem busca a ‘conclusão do Ensino Médio’ através de um exame de equivalência ou de suficiência terá que participar do ENCEJA (Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

2. Pedido de Atendimento Especializado - Serviço ofertado para grávidas, portadores de necessidades especiais, mães amamentando, etc., devem informar no ato da inscrição.

3. Isenção da taxa de inscrição - Está mantida para os concluintes do 3º ano do Ensino Médio nas Escolas Públicas. Para as demais isenções o MEC vai cruzar os dados de cadastro social do NIS (Número de Identificação Social) para confirmar a condição socioeconômica do candidato. A isenção vale também para quem estiver no CadÚnico do Ministério de Desenvolvimento Social e Reforma Agrária.  Antes, era por ‘auto declaração’.

4. Ausências de quem tem isenção da taxa – Quem faltar em 2017, terá que pagar em 2018, salvo se apresentar atestado médico ou uma outra comprovação que justifique a ausência.

5. Validade do Enem para os processos seletivos do Sisu, Prouni e Fies – Não muda nada, continua valendo a nota do Enem para os critérios de nota de corte na disputa de vagas e bolsas de estudo nos programas oficiais.

6. Treineiros não foram proibidos de participar – As mudanças realizadas pelo MEC e pelo INEP não proibiram a participação dos Treineiros nas provas do Enem 2017. Todos podem se inscrever e fazer a prova, observadas as regras de restrição e isenção nas taxas e de uso dos dados posteriormente.

Para fazer sua inscrição no ENEM acesse o site: http://www.inep.gov.br/
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours