O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta semana a cartilha Novo Ensino Médio: o que é importante saber? A publicação apresenta, de maneira didática, as mudanças na estrutura curricular da educação brasileira.

Impressa pela gráfica do Senado, a cartilha será distribuída nas escolas de todo o Brasil, a começar pelo estado do Mato Grosso do Sul. A iniciativa é do senador Pedro Chaves (PSC-MS), relator da Lei nº 13.415/2017, que cria o Novo Ensino Médio. A Medida Provisória (MP) que institui o Novo Ensino Médio foi aprovada após nove audiências públicas e com 566 emendas de deputados e senadores.

Entre as mudanças nessa etapa de ensino e que a cartilha aborda, estão o fomento ao tempo integral, o incentivo às formações técnicas e a flexibilização do currículo, que deixa de ter 13 disciplinas obrigatórias e passa a ter apenas três. Isso permitirá aos estudantes optarem pelas áreas do conhecimento e itinerários formativos que estejam de acordo com suas vocações.

Segundo o MEC, além do protagonismo que os jovens terão a partir dessas mudanças, tem sido realizadas ações para dar suporte à implantação do ensino em tempo integral. De acordo com o MEC o Programa Escola em Tempo Integral vai destinar R$ 1,5 bilhão para os estados nos próximos três anos, o que permitirá que o número de vagas em escolas de tempo integral seja triplicado.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social (Portal do MEC)
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours