Na última terça-feira (12), no auditório da Escola de Governo, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Estadual de Educação e Cultura lançaram o Programa RN Alfabetizado. Segundo o Governo do RN, a meta é alfabetizar 100% das crianças de até 7 anos de idade.

O objetivo da iniciativa é reduzir os índices de analfabetismo por meio de parcerias com órgãos públicos, sociedade civil organizada e o próprio cidadão individualmente. Para isso foi assinado na ocasião, um termo de cooperação, chamado de Pacto pela Alfabetização dos Potiguares - PactoAlfa.

Segundo a Secretaria de Educação do RN, o Pacto pela Alfabetização dos Potiguares – PactoAlfa, vai contribuir de modo significativo para a conquista da cidadania plena dos potiguares. Através do RN Alfabetizado, o Governo do Estado pretende garantir que em quatro anos, se alfabetize 100% das crianças de até 7 anos de idade e reduzir em 50% em até 4 anos, e em 100% até 2025, a taxa de analfabetismo absoluto de pessoas a partir dos 15 anos, promovendo a inclusão delas na educação de jovens e adultos.

Durante o lançamento do Programa, também ocorreu a assinatura do Termo de Parceria com a Fundação Telefônica Vivo que contempla os projetos Inova Escola, Escolas Conectadas e Pense Grande, que promovem a formação continuada de gestores e professores, além de levar diversos conteúdos para reflexão e crescimento dos estudantes.

Dentro da programação de lançamento, houve também o Lançamento do Vale-Livro 2017, inserido no Projeto RN Mais Leitor e a entrega simbólica do Vale-Livro, no valor de um milhão de reais para que todas as escolas da Rede Estadual de Ensino adquiriram livros nas Feiras de Livros de Natal e Mossoró.

Com o programa, o governo espera melhorar a taxa de analfabetismo no Rio Grande do Norte, que atualmente, de acordo com o IBGE, é de 15,76% e aumentar o índice de leitura do Estado, que é de 63,34%, conforme dados da pesquisa do Instituto Certus e Instituto de Desenvolvimento da Educação - IDE.
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours