Professores que já tenham ensino superior cursado poderão fazer uma segunda licenciatura com bolsa do Prouni (Programa Universidade Para Todos), sem precisar comprovar renda.

A medida faz parte da Política Nacional de Formação de Professores anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) recentemente. O objetivo é reduzir o total de vagas ociosas nos cursos de licenciatura espalhados pelas universidades do País.

A medida vai permitir que professores que já tenham concluído o ensino superior sejam beneficiados com bolsas do Prouni para fazer novos cursos de graduação em licenciatura. A principal concessão do governo é que eles serão liberados do critério de renda exigido pelo programa.

Antes, as bolsas do Prouni eram destinadas somente para candidatos que ainda não tinham formação universitária e possuíam renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

O objetivo do governo é tentar diminuir o índice de bolsas que não são preenchidas. Segundo o MEC, 36% das vagas de licenciatura do Prouni estão ociosas. Dados do censo, segundo o MEC, apontam que dos 2,1 milhões de professores que atuam na educação básica, só 1,6 milhão possui formação superior.

E pesquisas indicam que a qualidade do professor é o fator que mais influencia na melhoria do aprendizado dos alunos, independente das desigualdades.

Também faz parte da Política Nacional de Formação de Professores do Governo Federal, a abertura de 250 mil vagas do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), que oferece Ensino à Distância (EAD). Segundo o MEC, 75% das vagas serão oferecidas para formação de professores.
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours