Aprender sobre educação financeira dentro da sala de aula é fundamental para o fortalecimento da cidadania. Ao estar ambientado com o assunto, o aluno se torna mais consciente sobre a importância de tomar decisões acertadas sobre finanças e consumo.

A Educação financeira é um tema pouco familiar. A falta de conhecimento sobre o que é ser financeiramente educado, como gerir finanças, planejamentos, e projetar sonhos é um dos grandes problemas das pessoas de modo geral. Por isso essa temática é algo que deve ser trabalhada desde o início da escolarização, com as crianças e adolescentes.

O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza gratuitamente, por meio do site www.vidaedinheiro.gov.br, informações que as escolas podem utilizar. No site, os docentes encontrará material para download e distribuição de livros impressos tanto do Ensino Médio quanto do Ensino Fundamental.

Ao aprender educação financeira na escola, a criança se torna um exemplo para os pais e isso se reflete dentro de casa. Desde pequeno, quando a criança volta da escola, ela adquire hábitos e socializa seus conhecimentos, reforçando que a ideia é que a escola seja também um elo, entre as ações praticadas no âmbito das aulas e as ações da família.

Uma criança que aprende a poupar, que fecha a torneira e que tem essas preocupações com a sustentabilidade, leva tudo isso para casa. E isso se reflete nas famílias, ou seja, é uma ação que parte da escola para toda a sociedade.

Ensinar o tema é uma forma também de preparar as crianças e os adolescentes para o futuro, mas não só o futuro desses jovens, mas também do país. Precisamos ter um país que aprenda a poupar, que entenda a trabalhar o seu dinheiro. E isso começa dentro de casa, nas nossas finanças pessoais.

Adaptado (Ascom/MEC)
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours