Com o propósito de aprimorar e reforçar as
habilidades necessárias para tornar mais transparente a produção da redação no
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), disponibilizamos algumas dicas que são
importantes para os candidatos.
Neste contexto, evidencia-se o que se espera dos
participantes do Exame neste ano, em cada uma das competências que serão avaliadas
na correção da redação que será aplicada no primeiro dia de provas, ou seja, em
05 de novembro.
Fique atento(a) para:
1. Regras:
-A prova de redação exige a produção de um texto
em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social,
científica, cultural ou política.
-Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às
competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade.
Nessa redação, o participante deverá defender uma tese – uma opinião a respeito
do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com
coerência e coesão, formando uma unidade textual.
-O texto deve ser redigido de acordo com a
modalidade escrita formal da língua portuguesa. Também é preciso elaborar uma
proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento
do texto que respeite os direitos humanos.
-O texto produzido é avaliado por, pelo menos,
dois avaliadores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída
pelo outro. Esses dois professores avaliam o desempenho do participante de
acordo com cinco competências. Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200
pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a
nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do
participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois
avaliadores.
2. Competências:
São cinco as competências em que se basearão as
avaliações dos professores:
-Demonstrar domínio da modalidade escrita formal
da língua portuguesa;
-Compreender a proposta de redação e aplicar
conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos
limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
-Selecionar, relacionar, organizar e interpretar
informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
-Demonstrar conhecimento dos mecanismos
linguísticos necessários para a construção da argumentação; elaborar proposta
de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Acesse a Cartilha do Participante e saiba mais
sobre a redação no ENEM:
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