Com o propósito de aprimorar e reforçar as habilidades necessárias para tornar mais transparente a produção da redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), disponibilizamos algumas dicas que são importantes para os candidatos.

Neste contexto, evidencia-se o que se espera dos participantes do Exame neste ano, em cada uma das competências que serão avaliadas na correção da redação que será aplicada no primeiro dia de provas, ou seja, em 05 de novembro.

Fique atento(a) para:
1. Regras:
-A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
-Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Nessa redação, o participante deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual.
-O texto deve ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Também é preciso elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.
-O texto produzido é avaliado por, pelo menos, dois avaliadores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Esses dois professores avaliam o desempenho do participante de acordo com cinco competências. Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

2. Competências:
São cinco as competências em que se basearão as avaliações dos professores:
-Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
-Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
-Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
-Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Acesse a Cartilha do Participante e saiba mais sobre a redação no ENEM:
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