A Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) autorizou processos seletivos para contratação de 107 professores visitantes, de nacionalidade brasileira e estrangeira, e de cinco professores titulares livres. A primeira Chamada Pública Interna para contratação de 77 professores visitantes foi divulgada esta semana.

Essa primeira chamada prevê duas etapas. A primeira será o recebimento, até 16 de abril, das propostas demandadas pelos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da instituição e apresentadas pelas respectivas direções de Centros de Ensino.

As propostas deverão ser apresentadas sob a forma de projeto que especifique, entre outros quesitos, a necessidade da contratação, o perfil do professor visitante, o impacto esperado para o desenvolvimento acadêmico-científico institucional, incluindo objetivos de internacionalização da UFPB, e o potencial do visitante na captação de recursos oferecidos por agências nacionais e internacionais.

A avaliação das propostas será feita por uma comissão de docentes externos, composta para esse fim, nomeada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). O resultado preliminar será anunciado em 19 de abril.

Para as propostas aprovadas, haverá a segunda etapa, que será a seleção de candidatos para os PPGs e Centros de Ensino, por meio de Processos Seletivos Simplificados (PSS), para a contratação de professor visitante. Os editais específicos e bilíngues (português e inglês) serão publicados pela Progep, considerando o curriculum vitae dos candidatos, indicadores de mérito acadêmico-científico e outros critérios estabelecidos pelos colegiados departamentais.

A publicação desses editais está prevista para 10 de maio e a divulgação do resultado final para 6 de julho. A iniciativa envolve a ação conjunta das Pró-Reitorias de Pesquisa, de Pós-Graduação, de Graduação e de Gestão de Pessoas da UFPB. A segunda chamada para contratação de mais 30 professores visitantes será divulgada em breve.

O professor visitante deverá ser capaz de, entre outros aspectos de sua atuação, expandir as atividades de internacionalização, viabilizar o intercâmbio científico e tecnológico e ampliar a participação institucional em redes de pesquisa – prioritariamente internacionais -, o que impactará positivamente nos indicadores de pesquisa e pós-graduação da UFPB.
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours