No senso comum o termo ideologia está normalmente associado a aquilo que seria ou é ideal. Este termo contém em seu significado um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de uma pessoa ou de determinados grupos sociais, com vistas na orientação a determinadas ações sociais e políticas.

No capitalismo, a ideologia se manifesta, por exemplo, quando por meio de um discurso coletivo, se transmite a ideia de uniformidade e ocultando assim as contradições existentes na nossa sociedade.

De acordo com um dos principais pensadores da sociologia, o alemão Karl Marx, as ideias da classe dominante (burguesia) em qualquer época, são sempre as que irão dominar a vida material e, portanto, a vida intelectual da sociedade.

Assim, como diria outro importante pensador, o italiano Antônio Gramsci, a ideologia é o processo pelo qual uma classe dominante consegue fazer com que o seu projeto seja aceito pelos dominados, desarticulando com isso a autonomia dos seus adversários.

Neste aspecto, a ideologia em nossa sociedade capitalista, adquire um sentido de dominação, que não se estabelece somente com o uso da força pelo Estado, mas também pela direção moral e intelectual da sociedade como um todo.

Para o pensador francês Pierre Bourdieu, é por meio da cultura que os dominantes garantem o controle ideológico, desenvolvendo, segundo ele, uma prática cuja finalidade é manter o distanciamento entre as classes sociais.

De acordo com Bourdieu, é por meio da violência simbólica (doxa, opinião) que são desenvolvidas as formas culturais que impõem e fazem com que aceitemos como normal, verdadeiro e absoluto um conjunto de regras não escritas ou ditas, mas absorvidas e alimentadas ideologicamente pela maioria.
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: